About

Em construção

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Será que jogos realistas são divertidos?

Muitos se apegam demais aos gráficos de um jogo, e usam esse quesito para defende-los, como se os gráficos fossem o que define todo o resto. Não é bem assim, se formos analisar, os maiores sucessos da história do video game não são os que tem uma imagem impecável, quase perfeita, mas sim, os que divertem de verdade o público. Mario, Minecraft, Sonic, GTA San Andreas são exemplos de que o sucesso não está contido apenas em gráficos revolucionários. GTA San Andreas foi o jogo mais vendido para Playstation 2 e continua a ser. Com certeza, o que vemos nesse jogo não é a mais alta qualidade gráfica comparando-o com os outros jogos concorrentes. Prosseguindo, Mario, um dos maiores, senão o maior, sucesso do video game. Gráficos surpreendentes? Não, com certeza esse não é o ponto forte do Mario. Com 250 milhões de jogos vendidos, o encanador bigodudo nunca foi exemplo no quesito "gráficos". Minecraft também não tem uma imagem muito agradável, e mesmo tendo objetos e texturas extremamente pixeladas, o jogo não deixa de fazer sucesso e ganha cada vez mais público. Além disso, a Mojang (desenvolvedora do Minecraft) não parece nem um pouco preocupada em melhorar os gráficos do jogo, talvez se isso fosse feito ele não seria mais o mesmo, perderia a graça. O mesmo acontece com o mascote espinhoso da Sega, o Sonic. Desde sempre investiu em velocidade mas não se importou em deter enorme qualidade gráfica, continua até hoje divertindo milhões de players. Repare que todos são clássicos e divertem como nenhum outro consegue fazer, portanto, nos convém dizer que o que mais deve ser levado em conta num jogo é a diversão que ele proporciona. Não estamos querendo induzir você a deixar de levar em conta os gráficos do jogo, pelo contrário, queremos que os leve em conta mas que também possa analisá-lo com outros pontos de vista. Claro que o realismo é uma tendencia do mercado de games, mas o que vemos hoje é um foco exagerado na importância dos gráficos, o que acaba deixando de lado outros modos de analisar um jogo.

0 comentários:

Postar um comentário