Cada vez mais ouvimos falar em 8ª geração de consoles, XBOX 720 e Playstation 4 seriam os dois protagonistas dessa nova geração. Mas o mercado realmente esta sentindo necessidade de novos vídeo games? Depois de mais de 8 anos no mercado o XBOX 360 ainda não apresenta sinais de desgaste, o mesmo ocorre com o Playstation 3. Então porque a necessidade de lançar novos aparelhos se ainda temos muito a aproveitar dos consoles que já temos atualmente? Talvez seja apenas um consumismo desenfreado, empresas nos forçando a largar o que temos para comprar um novo apenas por pequenos detalhes. Pare, pense, reflita, estamos realmente evoluindo com nossos games rumo a um entretenimento ainda mais sadio ou apenas sendo conduzidos a um foco fora da diversão? O vídeo game tem como princípio a diversão, foi criado como um meio de entretenimento virtual. Nada garante que o PlayStation 4 seja mais divertido ou legal que o PlayStation 1, tudo depende de um ponto de vista. Tudo bem que a evolução nos proporciona uma experiência muito mais realista, como o 3D, as redes online com multijogador ou a comodidade de comprar um jogo sem sair de casa. Mas nem todos estão realmente interessados em tantos recursos e talvez prefiram a simplicidade do Playstation 1, a valorização de jogar com um amigo do seu lado. A conclusão que podemos chegar é que vídeo game hoje é feito em sua maioria para o público ”hardcore”, aquele público que fica viciado e esta sempre por dentro não perdendo nenhum lançamento. Porém, acredite, esse público ainda é minoria, sim, ainda, porque se continuar do jeito que esta não será mais. O publico "hardcore" não é o melhor caminho que as empresas de games podem seguir. Para justificar esta afirmação vamos usar os dados de número de vendas dos consoles da 7ª geração: o Playstation 3 e Xbox 360 estão tecnicamente empatados com algo entorno de 77 milhões de consoles vendidos. O Nintendo Wii, por sua vez, foi o último lançamento da 7ª geração, trouxe uma tecnologia muito inferior do que seus concorrentes (sequer possui a saída HDMI) e ainda assim foi o maior sucesso com 100 milhões de unidades vendidas. Esses dados provam que o publico em geral é casual, ou seja, não esta interessado no processador, nos gráficos, na rede online, apenas quer juntar os amigos no final de semana e jogar. Minecraft é uma outra prova de que os gráficos de um jogo pouco importam, o público já se cansou de jogos sem nexo e que não proporcionam diversão, mas sim, imagens próximas a qualidade de um filme. Minecraft é um jogo que tinha tudo para dar errado, produzido por uma produtora independente, sem publicadora, sem divulgação, gráficos ruins, sem história ou objetivo. Mas e daí, não adianta o que importa é a diversão, então Minecraft venceu todos esses obstáculos e foi um sucesso para a surpresa de muitos. Enfim, temos muitos motivos para duvidar do sucesso dessa nova geração, resta aguardar os próximos capítulos do que eu diria ser apenas um teatro, uma novela.
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